Por que a chama de uma vela sempre aponta para cima?

 

   

Quem nunca se pegou admirando a chama de uma vela e se perguntando porque que ela sempre aponta para cima? Se você é como eu e já se fez essa pergunta, neste post vamos descobrir juntos a ciência fascinante por trás dessa curiosidade tão comum no nosso dia a dia.

Quando uma vela queima, a chama aquece o ar próximo e começa a subir. Conforme esse ar quente se move para cima, o ar mais frio e o oxigênio correm para dentro da base da chama para substituí-lo. Quando esse ar mais frio é aquecido, ele também sobe e é substituído por ar mais frio na base da chama. Isso cria um ciclo contínuo de ar em movimento ascendente ao redor da chama, que dá à chama sua forma alongada ou em gota.

Como "para cima" e "para baixo" são funções da gravidade da Terra, os cientistas se perguntaram como a chama de uma vela se pareceria no espaço sideral, onde a força da gravidade é mínima e não há realmente um "para cima" ou "para baixo".

No final dos anos 90, cientistas da NASA realizaram diversos experimentos em naves espaciais para ver como as chamas de velas se comportavam em microgravidade.

Como você pode ver na foto da NASA encima a direita, a chama de uma vela em microgravidade é esférica em vez de ter sua forma alongada como na Terra. Sem a gravidade, não há uma direção "para cima" para o ar quente subir e criar uma corrente de convecção.

Uma das coisas mais interessantes sobre as velas é que, além de sua função prática de iluminar um ambiente, elas também proporcionam um espetáculo visual único. Entender a ciência por trás da forma da chama de uma vela, e como essa forma é afetada pela gravidade, pode aumentar ainda mais nosso fascínio por esse objeto tão comum em nossas vidas.

Esses estudos da NASA nos lembram da importância da pesquisa científica e da exploração do desconhecido, e nos inspiram a continuar descobrindo e aprendendo sobre o mundo ao nosso redor.

 

Deixe um comentário

by madame nina