Pequena história da vela de aniversário

by madame nina

 Foto: Fortepan/ Pohl Pálma /1959

As primeiras histórias de velas e bolos remontam à Antiguidade Grega, quando se honrava a   Artemis ao comemorar o aniversário. Artemis, na mitologia grega, era a deusa da caça e também era associada às estrelas e, em particular, à lua. Eles assavam bolos redondos de mel para simbolizar a lua. Velas acesas seriam colocadas no bolo para representar a luz refletida da lua e sua fumaça levaria desejos e orações aos deuses que viviam no céu.

Os bolos oferecidos a Artemis não seriam reconhecíveis como os bolos que desfrutamos hoje, no entanto. Foi por volta de 1600 que os bolos mudaram para serem em camadas, cobertos com glacê e ricamente decorados. Na época, um bolo como esse exigia elementos e produção de alta qualidade, o que significava que era um luxo.

Foi apenas na era industrial (a partir da década de 1760) que a produção em massa tornou ingredientes e equipamentos baratos o suficiente para o homem comum.

O primeiro caso bem documentado de velas sendo colocadas em um bolo de aniversário vem da Alemanha em 1746. Um homem chamado Conde Ludwig von Zinzendorf realizou uma celebração luxuosa de aniversário em sua casa, que incluía um grande bolo com velas fincadas nele, sendo que o número de velas correspondia à sua idade.

A partir daí, bolos de aniversário com velas parecem ter se espalhado pela Alemanha e, em seguida, pela Europa. Aliás, em alguns países, como a Alemanha, uma vela extra era frequentemente colocada no bolo para simbolizar a luz eterna. Todas as velas eram então sopradas, exceto essa, que era deixada para queimar.

Não está claro como ou por que, mas a partir de cerca de 1850 começaram a aparecer registros sobre o assunto. Essa foi a década em que as celebrações de aniversário atravessaram o Atlântico para os EUA. Por muito tempo, os americanos resistiram à tradição, mas até a década de 1850, a tendência havia se espalhado.

E em 1871, as velas de aniversário chegaram da Alemanha para a América. Um bolo seria decorado com o número de velas igual à idade da criança e, enquanto os convidados cantavam hinos, a criança apagaria as velas, uma por uma.

A partir do século XIX, essa tradição entra completamente nos costumes. Todo mundo celebra seu aniversário com um bolo e velas.

Em suma, soprar velas em um bolo de aniversário é uma tradição antiga e rica em história e significado. Desde os antigos gregos até os dias de hoje, a tradição evoluiu e se espalhou pelo mundo todo. As velas no bolo representam a luz da lua, dos deuses e, mais tarde, simbolizaram a luz eterna e a celebração da vida. Apesar de ser uma tradição simples, soprar as velas é um gesto simbólico que nos conecta com o passado e nos lembra de celebrar a vida com alegria e gratidão.

A próxima vez que você soprar as velas em seu bolo de aniversário, pode apreciar a rica história e significado por trás desse gesto simples, mas simbólico.

 

 

Deixe um comentário

by madame nina