O Belo e o Bem-Estar!
Já pararam para pensar no significado do bem-estar? Se voltarmos à história, o termo apareceu pela primeira vez no século XVI para designar a satisfação das necessidades físicas, enquanto que no século XVIII ele se referia à situação material que permitia satisfazer as necessidades da existência. Atualmente, o conceito se tornou mais amplo e está relacionado à percepção da saúde em aspectos mentais, emocionais, sociais e físicos. De forma geral, podemos dividir o significado em quatro partes:
- Bem-estar físico: é a condição global do corpo em relação a patologias e ao vigor físico, ou seja, é a ausência de doenças associada a um bom funcionamento do metabolismo.
- Bem-estar social: também chamado de “qualidade de vida”, é usado para designar o bem-estar de uma sociedade como um todo, englobando a riqueza monetária e o acesso a bens e serviços, mas também o seu grau de liberdade, prazer, inovação e saúde ambiental.
- Bem-estar mental: é o equilíbrio emocional entre o interno e as vivências externas, ou seja, é estar bem consigo e com os outros, aceitar as exigências da vida, saber lidar com todos os tipos de emoções, vivendo a vida na sua plenitude, respeitando a lei e os outros.
- Bem-estar econômico: é a parte do bem-estar social que está relacionada com referências monetárias.
No fim, tudo isso se refere a um equilíbrio que mantém o estresse à distância. Eu enxergo a beleza como um elemento primordial dentro do conceito do bem-estar. O belo desperta em nós pensamentos positivos, abre a mente e nos faz criar rituais que nos fazem bem.
Assim como os nórdicos, eu vejo as velas fazendo parte 100% desse pensamento de bem-estar.
Nunca subestime o poder de uma boa atmosfera, pois ela pode transformar todas as suas experiências. Elas podem se somar a práticas meditativas e permitem que você crie seus próprios rituais que lhe fazem bem.
As velas coloridas são ótimas para a cromoterapia quando ligadas à decoração da casa, pois podemos ter uma fonte constante de bem-estar no conforto do nosso lar! A cromoterapia acredita que as ondas emitidas pelas cores atuam nas células do nosso corpo, o que pode melhorar o equilíbrio entre o corpo e a mente.
Ainda que o Feng Shui esteja ligado à decoração, ele trabalha com a vela de forma diferente. Nessa filosofia, a vela está ligada ao elemento Fogo e, ao ser utilizada na decoração da casa, pode atrair reconhecimento, energia, ritmo, ação e realização de metas ou de sonhos.
As velas podem ter diversas finalidades, inclusive em rituais espirituais e religiosos. Elas podem melhorar a conexão com o nosso interior ou com o mundo espiritual, dependendo do propósito. Além disso, velas aromatizadas são frequentemente usadas para despertar diferentes sensações e emoções. A aromaterapia defende que certos cheiros podem estimular áreas específicas do cérebro, o que pode ajudar a aliviar a ansiedade, a depressão e outros sintomas.
Por último, mas não menos importante, a contemplação, simplesmente olhar para o belo faz bem! Nada como acender uma vela que seja de dia ou a noite, sozinho ou junto com outras pessoas criando uma atmosfera aconchegante, ou simplesmente olhar para a sua vela faz com que você se permite se reconectar com você, com os outros e com o tempo.
No geral, podemos dizer que as velas são excelentes ferramentas para proporcionar bem-estar em diversos aspectos da nossa vida. Elas podem ser utilizadas para criar um ambiente mais tranquilo e aconchegante, ajudar no relaxamento e alívio de estresse, trazer benefícios terapêuticos através da aromaterapia, além de serem usadas em rituais espirituais e religiosos para melhorar a conexão com o nosso interior ou com o mundo espiritual. Por fim, contemplar a chama de uma vela pode ser uma forma simples e prazerosa de se reconectar consigo mesmo, com os outros e com o tempo, gerando uma sensação de bem-estar bastante particular.